Negócios + Missão: a nova perspectiva cristã

Após estudar um pouco sobre a importância da missão de Deus no mundo dos negócios, é perceptível que essa tarefa está mais perto de nós do que imaginamos. Estamos nos despertando, mudando a forma de pensar, levando a uma desconstrução e reconstrução de identidade cristã. A consequência disso são cristãos que refletem a glória de Deus em todas as esferas da sociedade.

Existe uma responsabilidade muito grande a empresários e homens de negócios, que por muito tempo foi negligenciada, mas tem tomado uma nova postura nos últimos tempos. Billy Graham, que foi um grande teólogo, acreditava que o próximo grande mover de Deus aconteceria através dos cristãos no mundo dos negócios, e talvez este momento esteja bem próximo.

Um novo paradigma para as missões

Quando analisamos a história da igreja e do mundo econômico, podemos enxergar que grandes homens de Deus fizeram a diferença na sociedade, sendo tão relevantes que seus feitos ultrapassaram gerações. Homens que perceberam que a missão de Deus está muito além de apenas enviar homens e mulheres aos confins da terra, mas entenderam que são mordomos e servos da sociedade, de maneira que transformaram a sociedade em nome e para glória de Deus, gerando mudança econômica, social e espiritual.

Uma das palavras-chave dessa nova perspectiva é a intencionalidade. Não tem como pensar em intencionalidade sem associar a Abraham Kyuper. Ele começou um movimento chamado “Missão Integral”, que tem como objetivo despertar os cristãos a saírem da zona de conforto, entendendo que ser cristão não deve ser um complemento do nosso ser, mas algo que é intrínseco e deve ter a intenção de refletir a Cristo em todas as as esferas da sociedade, seja ela política, econômica, acadêmica, científica e em nosso caso, empresarial.

A Missão Integral

Para entender melhor essa visão de “Missão Integral” devemos ressignificar a palavra trabalho. Por muito tempo o trabalho foi tratado como fruto do pecado, mas quando olhamos para Gênesis 2.15 podemos observar que o trabalho foi dado ao homem como um privilégio de Deus, antes do pecado. Portanto, quando olhamos com uma nova perspectiva, percebemos que o trabalho é uma maneira de glorificar a Deus.

Calvino disse algo muito relevante para entendermos na prática essa ideia:

“Se seguirmos fielmente nosso chamamento divino, receberemos o consolo de saber que não há trabalho insignificante ou nojento que não seja verdadeiramente respeitado e importante ante os olhos de Deus”.

João Calvino

A partir dessa nova perspectiva de trabalho, podemos alinhá-la a Colossenses 3.23: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”. Manifestar a glória de Deus está ligado a fazer tudo com excelência, demonstrando sua grandeza e sua perfeita criação. Quando fazemos da melhor forma e para o Senhor, sem perceber estamos glorificando a Ele e isso tem consequências positivas ao que está em nossa volta.

A transformação já está acontecendo!

Nos dias atuais podemos ver movimentos, agências missionárias, projetos e até grandes empresas ou pessoas influentes no mundo dos negócios que têm enxergado uma nova era e feitos mudanças significativas, que tem gerado frutos para o Reino de Deus.

Podemos citar movimentos mundiais como BAM (Business as Mission) que procura propagar o Evangelho através de serviços e relacionamentos profissionais, Kingdom Business, que busca capacitar empresários e profissionais a aplicarem seus princípios e valores nos seus respectivos trabalhos, Fazedores de Tenda, que trazem a ideia de o missionário buscar seu próprio sustento, criando maneiras de ampliar seus relacionamentos para propagar as boas-novas e pessoas como Sandro González, um grande executivo que tem feito a diferença e sendo referência com princípios e valores cristãos.

Por fim, gostaria de destacar um projeto missionário nacional que tem feito algo de extrema importância para essa nova visão: a Unimissional. Este projeto tem como intuito alinhar o jovem a sua missão e profissão, dando todos os recursos para que ele tenha uma formação profissional, social e acadêmica, e acima de tudo, uma formação bíblica, além de aprender a ter uma vida em comunidade, com desenvolvimento no cuidado físico, espiritual, emocional e no caráter. Ao fim dessa jornada, o objetivo é que o aluno tenha uma cosmovisão cristã, sendo um bom cidadão, um profissional cristão que faz tudo com excelência, contribuindo para a sociedade.
_
Por Vittor Rodrigues – aluno UniMissional, graduando Engenharia Civil

_

Você também quer fazer parte desse novo movimento? Vem pra UniMissional!

Aqui você une sua formação acadêmica à formação missional para ser agente de transformação na sociedade e no mercado de trabalho. A transformação está a um ponto de você!

As matrículas estão abertas! Acesse nosso site e saiba mais: https://unimissional.org.br

Mais conteúdos

ASSUNTOS RELACIONADOS

DIGA SIM PARA SUA VOCAÇÃO E iNSCREVA-SE AGORA MESMO

*Valores variam de acordo com o curso de graduação 
**Condições especiais para moradores de Maringá

Preencha os campos abaixo

Como conheceu a UniMissional?
Escolha duas opções de curso de interesse

NOSSA FAMÍLIA

Feito por Sales Check