Como tudo começou?

Como tudo começou?

Entrevista com Weslley Silva, fundador e idealizador da UniMissional

De onde veio a ideia da UniMissional?

Quando eu ingressei na universidade há uns 20 anos, Deus colocou em meu coração um desejo de ajudar outros estudantes a viverem suas vocações. Aí eu comecei um grupo de oração e discipulado, enquanto fazia o curso de Direito na UniCesumar. Quando eu ia a eventos missionários, líderes experientes, como o Pr. Humberto Aragão, já falavam que o futuro do movimento missionário passaria pelo uso das profissões e o envio de profissionais cristãos aos campos missionários. Isso ficou em minha memória e ao longo do meu curso, fui colocando em prática o que aprendi. Mais recentemente, um dos movimentos que me ajudou – e continua ajudando – a solidificar a visão é o Movimento Vocare.

Quando e como começou a UniMissional?

Em 2016, eu fui morar nos Estados Unidos para cursar um Mestrado em Liderança. Vivendo lá, eu tive a oportunidade de visitar em torno de 25 universidades diferentes, por conta das aulas que aconteciam em várias cidades do país. Como a instituição em que eu estudava era de confissão evangélica, percebi o quanto a visão de unir estudos e senso de missão era algo forte nos lugares que visitei. Eu conheci muitos estudantes apaixonados por Jesus e que acreditavam que podiam servir ao Reino de Deus com os conhecimentos adquiridos na universidade. Enquanto aprendiam sobre ciências, por exemplo, eles se aprofundavam também em seu relacionamento com Deus.

Isso me emocionou e chamou a minha atenção. Durante este período nós oramos, conversamos com várias pessoas e começamos a formatar um projeto, um movimento, algo que pudesse funcionar quando voltássemos dos EUA. E assim iniciamos em 2018 a UniMissional. Montamos uma equipe, visitamos outras organizações e começamos a estruturar e implementar a visão que tínhamos. Com a chegada do Pr. Cassiano Luz em 2019, colocamos em prática o que faltava e assim iniciamos em 2020 a primeira turma de alunos.

A UniMissional é muito mais que um empreendimento; é um sonho que Deus colocou em nosso coração, como convicção; é algo em que acreditamos.

A Unimissional é o sonho que se tornou realidade?

Eu considero a UniMissional ainda um embrião, um processo inicial. Mas Deus é bom e nos deu o privilégio de já vermos alguns frutos. Percebemos o quanto a UniMissional é relevante para o nosso país e para a formação missionária. A dicotomia entre fé e trabalho está sendo quebrada.

Graças a Deus, estamos aprendendo muito. Nosso projeto pedagógico é inovador e está muito bem estruturado e planejado. Mesmo com tantos desafios, principalmente em tempos de pandemia, a diversidade de alunos também contribui para a qualidade da UniMissional. O padrão de ensino e a estrutura moderna das instalações da UniCesumar fazem diferença na excelência do projeto.

O aconselhamento, a mentoria, o discipulado – queremos oferecer uma formação integral, cuidando das emoções, da espiritualidade. A nossa base é a Palavra de Deus e a comunhão, a convivência. A integralidade é o nosso diferencial.

Qual sua expectativa para o futuro da UniMissional?

Eu creio que podemos nos tornar uma das organizações brasileiras que vai responder, de forma relevante, aos anseios da nova geração, e assim prepará-la para também ser resposta nesse mundo pós-moderno. Podemos ser o encontro da espiritualidade cristã com a criatividade, o entendimento acadêmico. Podemos ajudar os jovens a desenvolverem sua inteligência a serviço da Fonte de toda Sabedoria.

Creio muito que podemos ser uma agência missionária de envio, proporcionando aos vocacionados oportunidades de serviço, usando suas profissões, para que a sociedade veja o reino de Deus.

Que toda essa universalidade que a UniMissional propõe, de fato, supra as necessidades da nova geração, mas que principalmente, essa nova geração de jovens universitários possa ter uma nova visão que rompa com a dicotomia entre “mundo espiritual” e o “mundo secular”. Só há um mundo governado por um só Deus. Já está na hora de coroarmos o Rei dos reis!

_

Weslley Kendrick Silva lidera várias iniciativas sociais, educacionais e missionais. É sócio-diretor da UniCesumar e presidente do Instituto UniCesumar, Instituto Missional e idealizador da UniMissional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.